IBRACON - Instituto de Auditoria Independente do Brasil

Instituto de Auditoria Independente do Brasil IBRACON - Instituto de Auditoria Independente do Brasil

Ética, Compliance e Independência

O Grupo de Trabalho (GT) Ética , compliance e independência tem por objetivo discutir assuntos relevantes sobre a ética do contador e do auditor bem como sobre os aspectos de independência do auditor com a finalidade de trazer clareza e consenso entre os profissionais e as firmas de auditoria do Brasil. Devido a convergência das normas brasileiras de auditoria com as normas internacionais, esse GT tem focado seus esforços na análise e  comparação das regras de ética e de independência do Brasil, emanadas pelos órgãos reguladores brasileiros em relação às normas emitidas pela Federação Internacional de Contadores (IFAC, da sigla em inglês). Nesta comparação, caso sejam identificadas diferenças entre as referidas regulamentações, o GT de Ética pode, por meio da Diretoria Nacional do Ibracon, propor aos órgãos reguladores, alterações às normas aplicáveis ao Brasil.
 
Também tem sido foco de estudos por esse GT, alinhamento entre as firmas de auditoria sobre a interpretação das regras de independência em relação aos trabalhos de não de auditoria prestados pelo auditor aos seus clientes de auditoria.
 
Podem participar do GT Ética, auditores ou profissionais atuantes na área registrados no Ibracon e que possuam conhecimento dos temas objeto de discussão. Normalmente os seus representantes, são indicados pelas firmas de auditoria que participam no Ibracon. Os temas debatidos são trazidos pelos membros desse GT ou por demandas da Diretoria Técnica do Ibracon e de órgãos reguladores.
 
Os temas propostos são selecionados por prioridade e são transformados em uma pauta, que pode ser alterada se houver necessidades geradas pelo mercado ou por reguladores.
 
O GT Ética, compliance e independência  produz orientações sobre os temas discutidos, que são mantidos internamente para posicionamento do GT. Nos casos de consultas envolvendo o CFC ou qualquer outro órgão regulador, as conclusões desse GT são transformadas em um documento que é enviado à Diretoria Técnica, para aprovação da Diretoria Nacional e emissão de documento formal à entidade solicitante.

Membros

Coordenador: Fernando Elias da Costa 
 
Alexandre Hoeppers
Alexandre Yukio Yokoi
Ana Paula Pinto Campos
Eduardo Vasconcelos
Emerson Carlos Oliveira
Giuseppe Masi
Ivan Machado de Oliveira
Marcia Diniz Faccioli
Nelson Fernandes B. Filho
Ricardo Vieira
Fechar [X]

Indicar a um amigo!